Parlamento Jovem

O Projeto Parlamento Jovem foi criado através de um Requerimento do atual vereador Edson Egidio dos Santos, que possui como o objetivo geral de promover a interação entre a Câmara Municipal de Rianápolis e o CEPI Gricon e Silva, permitindo aos alunos a vivência do processo democrático, mediante uma jornada parlamentar. Os jovens alunos tiveram a oportunidade de desenvolver a técnica de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar crítico sobre a realidade do município, contribuindo assim para a formação da sua cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

Esse projeto ainda favorece atividades de discussão e reflexão sobre os problemas da cidade de Rianápolis que mais afetam à população.

Proporciona situações em que os alunos, representando as figuras dos vereadores, apresentem sugestões para solucionar importantes questões da cidade ou determinados grupos sociais. Além de sensibilizar professores, funcionários e pais de alunos para participarem das Sessões.

Representantes da 2° Edição do Parlamento Jovem 2019

27 de junho de 2019

Anna Shara Rodrigues Tavares

Bárbara Almeida de Oliveira

Elizeu de Souza

Fabrício Gonçalves de Oliveira

Gustavo Gomes Santos

Henrique Cardoso Santana

Jair dos Santos Neto

José Lucas Barbosa Filho

Marília Gabrielly de Oliveira Prado

Matérias Apresentadas na 2° Edição do Parlamento Jovem 2019

Requerimento n°001/2019: “Que por meio do ICMS ecológico, seja criada uma Associação de Catadores de Materiais Recicláveis neste município” (Aluno Fabrício Gonçalves de Oliveira).

Requerimento n°002/2019: “Que seja feita uma Campanha de Coleta de Materiais Recicláveis em parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria do Meio Ambiente, onde o valor arrecadado com a venda destes seja convertido em alimentos para compor cesta básica destinada à população carente deste município” (Aluno Elizeu de Souza).

Requerimento n°003/2019: “Que seja criada uma ONG em proteção aos animais de rua, onde o município se encarregue dos gastos com alimentação e saúde dos mesmos, e que juntamente seja destinado local para abrigo destes animais” (Aluna Bárbara Almeida de Oliveira).

Requerimento n°004/2019: “Que seja criada uma quadra de areia ou que seja feita reforma na quadra de areia localizada no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, de forma que toda a população tenha a oportunidade de utilizar a mesma” (Aluna Anna Shara Rodrigues Tavares).

Requerimento n°005/2019: “Que seja disponibilizado ônibus e servidor público do município para levar os alunos de Faculdades e cursos até a cidade de Ceres, de forma gratuita” (Aluno Jair dos Santos Neto).

Requerimento n°006/2019: “Que seja feita a solicitação ao Governo Federal para que sejam recolocados os radares e quebra-molas na BR 153 perímetro urbano, para evitar acidentes” (Aluno Henrique Cardoso Santana).

Requerimento n°007/2019: “Que durante a leitura dos Projetos apresentados em plenário, que seja feita breve apresentação e explicação dos mesmos, com intuito de esclarecer o conteúdo destes para a população presente” (Aluno José Lucas Barbosa Filho).

Requerimento n°008/2019: “Que seja feita a devida sinalização por meio de placas e pintura dos quebra-molas neste município” (Aluno Fabrício Gonçalves de Oliveira).

Requerimento n°009/2019: “Que sejam tomadas as devidas providências para que sejam contratados seguranças de ambos os gêneros, e que sejam instaladas câmeras de segurança nas Escolas Estaduais e Municipais de Rianápolis, para melhorar a segurança das Escolas durante o período de funcionamento” (Aluno Elizeu de Souza).

Requerimento n°010/2019: “Que a Escola Rita Mônica Lêdo passe a oferecer o ensino em período integral” (Aluno Jair dos Santos Neto).

Representantes da 1° Edição do Parlamento Jovem 2018

06 de dezembro de 2018

Alejjandro Matheus Silva Calixto

Ana Paula Silva Reis

Géssica Fernanda

Gustavo Gomes Santos

Henrique Cardoso Santana

Jair dos Santos Neto

José Lucas Barbosa Filho

Vitória Soares da Silva

Yuri Batista de Almeida

Matérias Apresentadas na 1° Edição do Parlamento Jovem 2018

Requerimento n°001/2018: “Que seja feito o aumento de bolsas universitárias aos estudantes da cidade e a mudança dos requisitos para ganhar essas bolsas, dando bolsas apenas e somente apenas, aos alunos de baixa renda” (Aluno Jair dos Santos Neto).

Requerimento n°002/2018: “Que seja feita vistorias nas ruas para que as pessoas não plantem árvores em lugares que prejudique o campo de visão das pessoas que passam pelo local, e que seja feita a poda das árvores já existentes(Aluna Ana Paula Silva Reis).

Requerimento n°003/2018: “que seja providenciado um recipiente coletor coberto para ser instalado no CEPI Gricon e Silva, com o objetivo de desenvolver o projeto de lixo reciclável, dentro da educação ambiental” (Géssica Fernanda).

Requerimento n°004/2018: “Que sejam tomadas providências em relação ao lazer e entretenimento dos rianápolinos; reforma das praças, arborização de todo o Município” (Aluno Gustavo Gomes Santos).

Requerimento n°005/2018: “Que sejam tomadas as devidas providências em relação a retirada de quebra-molas que estão em excesso no município, principalmente na rua A” (Aluno José Lucas Barbosa Filho).

Requerimento n°006/2018: “Que seja solicitado aos órgãos competentes uma passarela para a transitação dos cidadãos na BR-153, no perímetro urbano de Rianápolis” (Aluno Henrique Cardoso Santana).

Requerimento n°007/2018: “Que seja feito o recolhimento dos entulhos do setor industrial e dos resíduos descartados nos perímetros públicos de lazer” (Aluno Yuri Batista de Almeida).

Requerimento n°008/2018: “Que sejam tomadas as devidas providências em relação aos terrenos e casas abandonadas, para que o proprietário reforme, aluguem ou faça a limpeza dos mesmos” (Aluno Alejjando Matheus Silva Calixto).